TATUAGEM UNDERGROUND
E ARTE SUBVERSIVA

Cybertribal: Entenda sua Origem e Significado

O CyberTribal é uma evolução natural dos tribais tradicionais e do NeoTribal, contendo elementos desse estilo e com designs mais modernos. Ao contrário de seus predecessores, o cybertribal tem formas mais afiadas e estilizadas, sem seguir características rígidas. Cada artista tem liberdade para criar de maneira única, permitindo que a estética seja adaptada de diversas formas e em diferentes contextos.

Esse estilo está ganhando cada vez mais força na cena underground da tatuagem, mas sua influência também se expande para áreas como moda, acessórios e NFTs. Misturando as estéticas Y2K e Cyberpunk, o CyberTribal cria imagens impactantes que se alinham aos contornos do corpo, trazendo um toque futurista à pele tatuada. Se no universo cyberpunk implantaremos membros novos, o CyberTribal já nos dá uma antecipação desse conceito com sua estética imersiva no corpo humano.

Muitas pessoas se perguntam qual o real significado do CyberTribal. Diferente das tribais ancestrais, que carregavam simbolismo em rituais ou status social, o CyberTribal tem mais a ver com estética e a conexão com o underground. As pessoas que escolhem esse estilo estão  buscando mais pela vibe visual futurista e por se conectar com a cena alternativa, do que por uma ligação com as tradições antigas. [Saiba mais sobre as tribais ancestrais aqui]

Assim como o NeoTribal, o CyberTribal começou entre clubbers e rockeiros, encontrando um lar natural nas festas techno ao redor do mundo. O estilo rapidamente se espalhou pelos ambientes alternativos, aparecendo não apenas em tatuagens, mas também em roupas, maquiagens, bijuterias, flyers de evento e onde mais a criatividade permitir.

Alguns Millennials e Gen Zers começaram a resgatar a memória estética do NeoTribal nas tattoos, mas agora com um olhar voltado para a era digital. Inspirados pela nostalgia dos anos 90 e pelo visual pós-clubber, muitos tatuadores e artistas estão reinterpretando o NeoTribal criando peças que expressam sua própria identidade. 

[Saiba mais sobre o Neotribal aqui]

Previous slide
Next slide

QUEM CRIOU O CYBERTRIBAL?

Ao contrário do Neotribal, que teve como mentor o Leo Zulueta, não sabemos ao certo quem foi o artista que começou o movimento Cybertribal.

Existem especulações de que Gian (@grafsantz), um tatuador alemão, é pioneiro desse estilo. Ele ganhou popularidade após falar em uma entrevista ao New York Times:

“Tudo começou para mim quando minha ex-namorada queria uma trampstamp”, disse Gian Luca Matera, referindo-se às populares tatuagens na parte inferior das costas. “E ela queria que tivesse uma vibração tribal lixo dos anos 90.”

 “Eu provavelmente entrei na hora certa no lugar certo”, disse ele. Agora ele cultivou seu próprio estilo, uma espécie de tribal severe tribal-meets-BDSM, que é popular entre os jovens ravers na capital alemã.

Nos anos 90, disse ele, as tatuagens tribais tinham uma gama bastante limitada de design, mas agora a arte é um pouco mais solta e os tatuadores podem fazer “o que vier à nossa mente”.

Talvez ele realmente sido o primeiro em seu país, mas há registro de várias outras pessoas que faziam tatuagens inspiradas nas neotribais em outros países no período de 2019 a 2020. Aqui estão alguns desses desses tatuadores:

TURQUIA
ESTADOS UNIDOS
ESPANHA
UCRANIA
BRASIL
RUSSIA
Previous slide
Next slide

O cybertribal nasceu de maneira coletiva, com artistas de diferentes partes do mundo contribuindo para a sua formação. Cada um traz sua própria identidade nas criações, resultando em uma grande variedade de estilos dentro da CyberArte.

Embora nem todos usem explicitamente o termo “cybertribal” para descrever suas obras, é inegável que elas compartilham características e pertencem, de certa forma, ao mesmo nicho estético.

Enquanto eu jogava Vampire the Masquerade (rpg de 2004), não pude deixar de notar alguns figurantes com tribais tatuadas que estavam muito mais perto do cybertribal do que das tribais dos anos 90. Isso nos traz a questão: quem criou esse design foi mesmo um tatuador ou algum outro tipo de artista?

Cybertribal X Cybersigilism

Um ponto importante é que o CyberTribal é frequentemente confundido com o Cybersigilismo, embora eles sejam estilos distintos. Enquanto o CyberTribal é inspirado pelos tribais dos anos 90, o Cybersigilismo explora um lado mais simbólico e esotérico, utilizando-se de elementos como runas e sigilos reinterpretados para a era digital. Apesar de suas semelhanças, os dois estilos coexistem dentro do movimento maior que chamamos de CyberTribalismo.

Para entender mais a fundo as diferenças entre esses estilos, de uma olhada no blog específico sobre Cybersigilismo [aqui].

tatuagem cybertribal no pescoço feita pelo artista darko
cybertribal @thecyberdarko
Tatuagem cybersigilism no peito feita pela artista Yuly pra representar a diferença entre o cybersigilismo e o cybertribal
cybersigilism @yulytattoo
Tatuagem NeoTribal nas costas de homem, inspirada em designs dos anos 90.
arquitetura barroca para mostrar suas semelhanças com o cybersigilism

O que diferencia o CyberTribal é que os artistas evitam copiar padrões e criam artes que refletem suas personalidades únicas, contrastando com a arte comercial convencional. Ao contrário do que aconteceu com o estilo de Leo Zulueta nos anos 90, que foi replicado por tatuadores comerciais, o CyberTribal preserva sua autenticidade ao ser moldado por novos padrões criativos. Essa abordagem reflete o espírito da era digital e mantém a essência da tatuagem underground, tornando o estilo singular e garantindo sua relevância na cena atual.

Assista ao documentário completo sobre a história do cybertribal desde os primórdios

+ Entrevista com a artista cyber Gio Greco

 

Nos siga nas redes sociais!

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *